segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Paul Samuelson

13 de Dezembro. 2009
Morreu Paul Samuelson. Para qualquer economista não é uma simples notícia a juntar às banalidades do dia-a-dia. Pelo que me toca, ela representa ainda um motivo de evocação da década de sessenta em que um amigo encarregado da tradução da sua famosa obra "ECONOMICS" para uma edição da Gulbenkian, transferiu para mim, por falta de tempo, boa parte desse encargo de que me desempenhei a 50 escudos a página. Assim mantive com Samuelson um dilatado contacto espiritual que se prolongou da matéria económica ao pormenor do léxico e da sintaxe. Como subcontratado, não me coube, é certo, a titularidade editorial, mas isso aceitei-o com desportivismo e compreensão das circunstâncias.
Mais tarde, vim a recomendar Samuelson (bem como Hicks, Dornbusch, Lipsey e outros) aos meus alunos na Faculdade, e jamais deixei de juntar ao apreço pela sua extraordinária capacidade expositiva a recordação de um periodo de convulsão doutrinal em que falar dos seus textos rondava o sacrilégio.
Morreu o Nobel de provecta idade no Massachusetts. Obrigado. Que descanse em paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário